Para o espanto de todos os proprietários, no começo desse mês estava lá no site da Even o novo prazo de entrega: janeiro de 2011. A segunda alteração desde o primeiro prazo estipulado em maio, que mudou para novembro e, agora...já sabemos.
Depois de algumas semanas recebi uma carta informando o atraso e os próximos prazos. O mais engraçado é que em novembro recebi uma ligação do Santander explicando as taxas de financiamento, prazos, documentos necessários e até informando sobre uma possível reunião de condomínio teoricamente agendada para o dia 22 de novembro.
Enviei um email questionando a Even sobre a data e a possível remuneração pelo fato do atraso ter ultrapassado o tempo previsto em contrato, de 6 meses e, essa foi a resposta da central de relacionamento: "não consta em contrato uma cláusula que especifique o pagamento de multa referente a postergação de entrega do empreendimento devido ao motivo fortuito da situação (vide contrato capítulo 10 cláusula XXII), uma vez que o crescimento rápido do mercado imobiliário foi mais intenso que o previsto por alguns segmentos da cadeia de fornecedores e mão de obra, que não acompanharam a demanda contínua, porém a Even realizou a compra de todos os insumos, materiais e já contratou toda mão de obra necessária para entregar o empreendimento em 01/2010, uma data definitiva não passível de alteração, ressaltando que a obra esta em ritmo acelerado
de construção."
Depois disso resolvi procurar um advogado e me informar sobre o assunto. Realmente no contrato não consta nada, mas nada para nenhum dos lados, então, caso os moradores queiram manifestar sua insatisfação e recorrer de alguma forma, que o façam, há uma possibilidade, principalmente se a reclamação for conjunta, de conquistarmos algo, por essa razão o blog existe.
Devido ao não cumprimento do prazo, hoje, estou morando em um apartamento alugado, material de reforma comprado, etc.
Quando compramos o imóvel procuramos em primeiro lugar pela construtora, pesquisamos prazos de entrega, situação financeira, método de construção, etc., mas...
Um dos blogueiros-vizinhos me enviou o seguinte e-mail, e compartilho com vocês:
“Não sei se todos já ligaram na EVEN para agendar a vistoria mas quando tiver um tempo cria um novo topico no blog alertando para todos ligarem lá.
E não sei se vai ser o mesmo caso que o meu, mas agendaram a minha vistoria para final de janeiro.
Pensando desta forma, se todos fizerem a vistoria em janeiro em fevereiro sairia o habite-se e em março sairia o desmembramento das unidades podendo dar inicio ao financiamento para quem necessitar.
As pessoas só devem tomar cuidado pois a economia esta mudando, a inflação está voltando e os indicadores subindo. Já estamos em 0,7 o IPCA dependendo de quando for entregue o desmembramento e o habite-se algumas pessoas poderão pagar quase 2% a.m. de taxa de juros.
Com o atraso é bom ver as promissorias. As pessoas tem que ficar atentas em ir a even retirar as promissorias antigas e fazer novas.
Estava conversando com uma conhecida que trabalha na area e ela me informou que a mao de obra no Brasil está escassa. Não há mais pedreiros, eletricistas etc. Desta forma, 90% das construcoes estão atrasadas.
Acredito que a Even atrasou ainda mais o vida viva são bernardo pois haviam outros empreendimentos a serem entregues em novembro, dezembro etc. Assim, é melhor pagar indenização a um condominio do que a 3.”
Além disso, o advogado que tem prestado consultoria a mim me enviou recentemente o seguinte artigo publicado na Folha:
Queixas contra construtoras crescem mais que vendas em SP
O número de reclamações de paulistanos contra construtoras cresceu 123% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2009, segundo o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).
Essa alta é bem maior do que a do número de unidades comercializadas no mesmo período -variação de 18,3% entre os primeiros semestres de 2009 e de 2010, segundo o Secovi-SP (sindicato do setor imobiliário).
No primeiro semestre deste ano, quando foram vendidas 17 mil unidades novas, o Procon-SP recebeu 1.569 reclamações -a maioria sobre atraso na entrega de imóveis adquiridos na planta.
"A cada 200 compradores prejudicados, só um pede indenização", contabiliza o procurador da Justiça Paulo Sérgio Cornacchioni.
Compradores que se sentem lesados vão além das queixas. O número de processos judiciais contra construtoras aumentou 50% de 2009 a setembro de 2010, aponta pesquisa da Tapai Advogados em fóruns.
Segundo a Tapai e o Procon-SP, as que têm mais queixas são Tenda, Gafisa (do mesmo grupo empresarial) e Cyrela, que não reconhecem os dados levantados pelo escritório de advocacia.
Não há regra fixa para punir a construtora que não cumpre o prazo de entrega. A indenização varia caso a caso e só ocorre quando o comprador inicia uma ação judicial.
Ainda que exista uma cláusula no contrato de compra que autorize atraso de até seis meses, o consumidor pode recorrer, pois esse prazo de tolerância é nulo, segundo uma portaria de 1998 do Ministério da Justiça.
A relações-públicas Cristina Santos, 28, aguarda há 18 meses a entrega de um imóvel da Tenda. Para reclamar, criou o blog www.tendatofora.blogspot.com.
À Folha, a Tenda disse que a assembleia de entrega do empreendimento ocorreu em 19 e 20 de novembro, não restando pendências para o repasse das unidades.
JUSTIÇA QUER CRIAR MULTA OBRIGATÓRIA
O procurador da Justiça Paulo Sérgio Cornacchioni elaborou um projeto que fixa multa de 2% -mais correção e juros mensais- às construtoras no caso de atraso na entrega. A proposta aguarda julgamento do Judiciário e pode ser implantada no início de 2011.
Reclamações devem ser sustentadas por provas
Embora tenham aumentado as queixas contra construtoras, ainda é pequena a porcentagem -até 5%- de mutuários prejudicados que reclamam das empresas na Justiça ou em órgãos de proteção ao consumidor, afirma o advogado Marcelo Tapai.
Lúcio Delfino, diretor da ABMH (Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação), reforça que, para questionar a qualidade de um serviço, o mutuário deve provar o motivo da insatisfação.
"Panfletos publicitários, imagens de outdoors, contratos e fotos de problemas são suficientes para o processo ter continuidade", explica.
Se houver atraso na entrega, ele cita três formas de recorrer: rescindir o contrato, exigir liberação do imóvel por via judicial ou pedir indenização ao fim da obra.
"Todos os gastos devem ser ressarcidos pela construtora, como os com aluguel e casamento remarcado", diz.
Para Maria Inês Dolci, coordenadora da ProTeste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), acompanhar as assembleias dos compradores que se sentem lesados também é crucial: "Nelas, o mutuário discute os problemas coletivamente".
CONTRATO
Das 1.569 reclamações contra construtoras no Procon-SP no primeiro semestre, 34% tratam de não cumprimento do contrato. A maioria é sobre atraso na entrega.
O valor de taxas -como a de corretagem- é questionado em 25,5% delas, enquanto 5,3% apontam qualidade insuficiente da construção.
Nem sempre as construtoras mais contestadas são as que mais lançaram unidades. As que concentram mais reclamações, Tenda e Gafisa (do mesmo grupo), aparecem em quarto lugar no ranking das que mais colocaram imóveis à venda.
A professora Marcilia Maria da Costa, 50, não esperava problemas para habitar o imóvel que comprou da Goldfarb no Jabaquara (zona sul). "Tive problemas elétricos, vazamentos e descobri que os azulejos do banheiro haviam sido mal colocados."
A empresa marcou uma reunião com ela para a próxima terça-feira.
PATRÍCIA BASILIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Sugiro nos unir para então propor algo a Even através de um advogado. Negociar a situação de diversos moradores é mais fácil e, talvez, a menos estressante.
Caso queiram entrar em contato comigo, envie um e-mail para vidavivasbc@gmail.com.
Segue também o contato do advogado que tem me assessorado:
Denys Brandão - 11 8161 8240
DB Advocacia
13 comentários:
Isso ai galera esse natal e ano novo foi sem chaves nas mãos. Agora só para alertar. Acredito que todos já ligaram na EVEN marcando suas vistorias certo?
De qualquer forma, se marcaram é bom levarem um balde bem grande. Estava olhando reclamações contra construtoras e muitas são referentes ao caimento da água. É bom prestar atenção nisto.
Outra coisa, todos sabiam que o encanamento do gás fica do lado de fora da parede certo? Eu não sabia, fiquei sabendo depois que visitei o apto decorado há uns dois meses atrás. Um pouco estranho mas de qualquer forma a EVEN garante que está dentro das normas.
Agora, estava olhando a reclamação do The gifts e achei interessante pois se parece um pouco com o nosso. Era para ser entregue em data X e foi entregue em data Y. Mas o pior não é isso é que a entrega foi realizada em outubro mas o condomínio só foi liberado em dezembro. Até lá os moradores não podiam entrar no prédio.
O engraçado é que estes dois meses o condomínio foi cobrado.
Isso não pode acontecer conosco.
E pessoal vamos lembrar que o IPCA e tabela PRICE são cobrados após a expedição do habite-se. Quer dizer, a EVEN vai tentar de tudo para expedi-lo o mais rápido possível para assim ganhar quase 1,5% a.m. conforme consta em contrato (tabela price 12% a.a. mais IPCA quase 6% a.a.) É certeza que todos que optaram pelo financiamento vão acabar pagando pelo menos um mês destes juros pois o financiamento só sai após o desmembramento das unidades que demora cerca de um ou dois meses após a expedição do habite-se. Então vão separando a graninha extra que vão ter que pagar no inicio do ano! Isso se todas as vistorias forem realizadas no mês de janeiro.
Isso ai Bruno, ótimo trabalho o BLOG!
Abcs.
Boa Tarde amigos... assim como muitos também sou proprietário de uma unidade no vida viva atrasado são bernardo.
Como informei ao Bruno através de e-mail, eu e mais alguns moradores (total de 13) estamos providenciando uma ação coletiva contra a Even, pois apesar de não estar expressa a clausula por multa de atraso existe sim.
sou Advogado especialista em direito do consumidor e caso deseje fazer parte de nossa ação coletiva (quanto maior o numero de proprietários, maior a chance de exito e maior o poderio de negociação) entrem em contato conosco...
Felipe Ballarin - Advogado
tel/fax 2374-7440
cel. 9687-0744
nextel 7854-0517
ID 111*104778
Boa tarde futuros vizinhos, serei um futuro morador do Bloco B, a minha vistoria técnica foi realizada no dia 05/01/2011, o meu apartamento no caso, estava aparentemente ok, não verifiquei nenhum problema que pudesse ser percebido logo de cara, fiz testes nas torneiras e privadas, as paredes estavam bem pintadas e tudo mais, além de que o engenheiro responsável que me acompanhou, disse que tudo tem "garantia", contra vazamentos e parte elétrica e tudo mais, que saberemos mais informações sobre as garantias inclusas na entrega das chaves, quando receberemos um manual do proprietário, enfim, apesar da entrega não encontrei problemas no meu ap. Aproveitando a visita ao ap, fiu até a Conquista, empresa indicada pela Even, para tratar da documentação, financiamento e liberação do Fgts, acabei contratando os seus serviços, paguei R$600,00 em duas vezes, segundo um amigo que comprou um ap recentemente, vale a pena pagar por esta assessoria, pois eles agilizam a financiamento para evitar pagar juros após a liberaçãp do ap. Quanto a ação conjunta, podem me incluir na reunião, pois penso sa seguinte forma, se eu atrasar algum pagamento, certamente serei cobrado de juros e correção, como eles atrasaram, nada mais justo que paguem por este atraso. Quando comentei com o engenheiro sobre o atraso, ele me disse o seguinte: a empreiteira contratada pela Even quebrou(faliu) durante a obra, e contratação de uma nova empreiteira e a adaptação dos novos funcionarios a obra foi o que contribuiu para o aumento do atraso, além das chuvas.
Abraço a todos.
Qualquer duvida me liguem!
Carlos Eduardo Komesu
cel: 9159-0949
Boa tarde futuros vizinhos, serei um futuro morador do Bloco B, a minha vistoria técnica foi realizada no dia 05/01/2011, o meu apartamento no caso, estava aparentemente ok, não verifiquei nenhum problema que pudesse ser percebido logo de cara, fiz testes nas torneiras e privadas, as paredes estavam bem pintadas e tudo mais, além de que o engenheiro responsável que me acompanhou, disse que tudo tem "garantia", contra vazamentos e parte elétrica e tudo mais, que saberemos mais informações sobre as garantias inclusas na entrega das chaves, quando receberemos um manual do proprietário, enfim, apesar da entrega não encontrei problemas no meu ap. Aproveitando a visita ao ap, fiu até a Conquista, empresa indicada pela Even, para tratar da documentação, financiamento e liberação do Fgts, acabei contratando os seus serviços, paguei R$600,00 em duas vezes, segundo um amigo que comprou um ap recentemente, vale a pena pagar por esta assessoria, pois eles agilizam a financiamento para evitar pagar juros após a liberaçãp do ap. Quanto a ação conjunta, podem me incluir na reunião, pois penso sa seguinte forma, se eu atrasar algum pagamento, certamente serei cobrado de juros e correção, como eles atrasaram, nada mais justo que paguem por este atraso. Quando comentei com o engenheiro sobre o atraso, ele me disse o seguinte: a empreiteira contratada pela Even quebrou(faliu) durante a obra, e contratação de uma nova empreiteira e a adaptação dos novos funcionarios a obra foi o que contribuiu para o aumento do atraso, além das chuvas.
Abraço a todos.
Qualquer duvida me liguem!
Carlos Eduardo Komesu
cel: 9159-0949
Aproveitando, segue mais uma infirmação:
O Ricardo, documentista da empresa Conqista que cuida dos proprietários da torre B, fez os cálculos do que terei que pagar de taxas:(meu ap é o de 102m)
Itbi: R$ 3390,73
Cartório: R$ 2100,00
Abraços
Pessoal,
O meu apto. é o 15 na torre c ( jatobá ).
A minha vistoria foi dia 11.01.11 e aparentemente tudo ok tb.
Embora por motivos financeiros devido desemprego eu infelizmente tenha que vender o meu tão desejado apto. estou preocupado é com a correção do saldo à financiar , estão atrasando e corrigindo.
Aproveitando a oportunidade , se alguém que esteja acessando este blog souber de algum interessado em comprar um apto. lá, por favor peçam para entrar em contato comigo no telefone que vou deixar abaixo ou e-mail . Estou pedindo R$ 350.000,00 ( tabela na EVEV está R$ 358.000,00 )e aceito propostas.
Meu apto. fica de frente para a piscina e avenida não é de fundos e pega o sol da manhã e da tarde e eu coloquei alguns daqueles itens personalizados que a EVEN ofereceu durante a construção.
Optamos pela planta de 3 dormitórios com o living ampliado e lavabo ao invés da dispensa que aliás ficou muito lindo.
Obrigado.
Meu nome é Ronaldo D. Souza
meu telefone é 11-8292-3323
meu e-mail: ronaldo.d.souza.comercial@gmail.com
Realizei a vistoria do meu apto e estou voltando agora para a segunda vistoria - pois não passou na primeira - de qualquer forma, só para lembrar a todos de verificarem tudo! Pinturas em geral como as das portas, Limpeza, Metais, cerâmicas, se todas as portas estão fechando corretamente, os registros de água, janelas fechando e caimento de água. Bom eu pelo menos tive problemas com pinturas, limpeza, caimento de água e fechamento de portas.
Bom o condomínio em si está legal, muito bonito, por enquanto em obras cheio de poeira, mas os móveis das areas comuns já estão lá. A única coisa que eu não gostei foi a falta de uma mesa de sinuca mas tranquilo rs. Na verdade, eu não gostei de algumas coisas como não ter banheiro e/ou vestiário perto das quadras, o acesso na sala de bricolagem e na sala de petcare que fica na garagem ou dando a volta no condomínio descendo pelo gazebo de leitura e a iluminação que fica toda no chão - iluminação dos caminhos externos - vai ficar um pouco escuro.
Bom resumindo, o condomínio é bom e pelo que o engenheiro me informou o atraso - como já havia sido dito aqui - foi devido a falência da empreeiteira que acabou parando as obras por 4 meses e o habite-se irá sair no dia 31/01.
Isso é bom e ruim pois começamos a pagar IPCA e price para quem ainda está devendo à construtora mas todavia contudo entretanto porém ficamos mais pertos de recebermos o apto já que saindo o habite-se o desmembramento em cartório começa a ser executado! Que beleza. Se bem que como um amigo meu que já pegou o apto o condominio ainda fica como em obras durante um ano ou mais já que demora um pouco para todos montarem sua casa.
E espero que esteja dando tudo certo para todos!
Eu gostaria de ajudar no processo contra a empresa mas comprei com a data prometida em contrato de novembro, sendo assim ainda tenho até maio para receber. Agora, para aqueles que entrarem com o processo espero que consigam ganhar pois está no direito de vocês!
Abcs a todos!
Ahh e antes de qualquer coisa, a única coisa ruim do local do condomínio é a falta de uma padaria rs. Se bem que atravessar todo o condomínio para comprar pão é complicado ainda mais nessa vida sedentária que temos ou que pelo menos eu tenho.
Boa noite gente!
Bom, liguei na Even hoje e recebi uma noticia ruim para nós.
Ocorreu mais um atraso e o habite-se ainda não saiu - eles só falaram que está no forno pronto para sair mas acabou o gás e foram comprar no rio de janeiro.
De qualquer forma espero que de fevereiro não passe. Sobre as notas promissórias a Even falou que estará enviando novamente uma carta igual a que recebemos há tempos atrás.
Eu fui fazer minha vistoria e também não passou, a minha porta não estava pintada e fechando. E a pintura nas bordas da janela estavam caindo rs. Bom, rimos muito na hora pois só assim mesmo. Nem entregaram já estava caindo aos pedaços rs.
Bom gente fica ai uma dica para vistoria de quem ainda não fez, verificar bem a pintura. Sei que muita gente vai pintar novamente o imóvel, mas as vezes uma pintura caindo aos pedaços pode representar outras coisas. Prestem atenção em todos os detalhes igual a rede elétrica, sempre bom levar um multímetro e como já falaram aqui o caimento da água no box e na varanda.
Lembre-se que temos as garantias sim, mas se não passar na vistoria eles não podem nos cobrar nada então são "obrigados" a terminarem do nosso jeito, agora se você já deu OK e der algum problema eles te jogam nas filas e você será atendido quando deus quiser ou quando um juiz desejar.
No fim sempre dá certo né.
Outra coisa é o estacionamento. Não é a primeira vez que eu o vejo todo empoçado rs. Bom vamos ver quando eu voltar o que vou encontrar.
Alias, alguém sabe me dizer se nesse tempo de chuva e alagamentos no ABC a água chegou até o condominio? rs
Abraços a todos e vamos que vamos.
Rafael
Ótimo comentário Rafael...ri pra não chorar quando li hehehe
Boa Noite futuros vizinhos !
Fiz minha vistoria no dia 07/02, graças a deus não tive problemas aparentes, caimento, fluxo de água das torneiras, descarga, no banheiro social qdo acionado o interruptor estava acionando a tiragem forçada p/ que não retenha umidade no banheiro, cheiro e etc e evita futuras manutenções precoces..achei bem interessante!...As áreas socias estão todas equipadas com algumas ressalvas das localizações feita pelo meu chará rafael. Um detalhe que não tinha observado foi 27 vagas de estacionamento estavam descobertas e achei que fosse p/ visitantes mas NÃO, essas 27 vagas podem ser de algum nós "condominos"...essa eu não sabia. Mas queria mesmo era entrar aqui p/ estimular a todos nós proprietários e futuro moradores a se unir entrarmos juntos com ação coletiva contra a EVEN como citou o Advogado Felipe.Entrei agora pouco em contato com ele e estamos em torno de 25 a 30 pessoas e quanto mais pessoas mais chances teremos de sair com "menos prejuízo" pq falar em ganhar já acho demais..hehe...devido aos atrasos da construtura e desculpas esfarrapadas de falta de MDO,materias, chuva e etc....Oq está claro que faltou foi um planejamento consistente, falto preparo na hora da realização do cronograma e deixaram uma série de itens subestimado... 6 meses eram suficientes para absorver..!! Oq não pode é agente absorver o prejuízo que a construtura está nos dando. A previsão é que meados de fevereiro faremos uma reunião conforme informado pelo Advogado felipe.
Abraço a todos,
caso quiserem entrar em contato comigo, segue abaixo:
Raphael Gomes
11-7862-4662
ID 84*35829
boa noite o nosso ap esta no bloco b ype ap 34 , por incriel q pareça na primeira vistoria faltava um dos 3 quartos na segunda vistoria foi resolvido a churrasqueira prometida e enfatizada pela corretora da iraci da del forte imobiliaria nao rolou a promessa era charlatanismo tudo bem compraremos uma churrasqueira mas o problema maior é a cobrança de por volta de 25 mil reais de juros enrrustidos com o nome diferente por atraso do empreendedor incrivel nao e a maior cara de pau que já vi a even tem a coragem de ficar com o cliente q fez uma comprinha boba de por volta de 250 mil reais se voçe analisar um quarto de milhao e falar q nao estao atrasados com a entregua por que mandou um informe q estava atrasado e nao pode fazer nada obrigado a even agradeçe tenha uma otima tarde
meu nome é ENIO
7802 79 36
ID 118*92640
Caros futuros vizinhos...Eu e meu noivo estamos mais que decididos em mover uma ação em face da Even...além do atraso da obra que já está nos gerando transtorno com gastos com guarda móveis e outras coisas (moro de aluguel), tambpem pretendemos a devolução da taxa de acessoria jurírica, que já pesquisamos e é ilegal sua cobrança...Quanto aos danos, a Even, assim como muitas das construtoras não colocam multa por atraso da obra em seus contratos, mas isot não importa, uma vez gerado o dano temos direito à reparação e a multa pode ser fixada em juízo...Fora isto tem tambpem a tal assembléia que não sabemos de nada até agora...é um condomínio grande com mtas decisões a serem tomadas...ainda estou espantada com aquela garagem toeda aberta...Deus nos proteja...por enquanto...
Sugiro que entrem no facebook da even e postem comentários (basta clicar em curtir. Link: http://www.facebook.com/evenconstrutora. A empresa está fazendo uma grande promoção da entrega, mas não fala que tem quase um ano de atraso.
Postar um comentário